Páginas

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

SAMBAITUBA DOS PITÚS


Urucutuca, Juerana, Sambaituba, Campinhos e Areias são os distritos rurais da cidade de Ilheus, todos situam-se à margem do rio ou lago. Ainda que não consiga pensar com vale a pena ver de novo no ouvido, tentarei seguir com o raciocínio mesmo porque tenho que aceitar. Só estou um pouco desconcertado pois escutava uma rádio bacana da Câmara Federal através da parabólica.

Bom, sou quase rural, diria, estou quase rural se não fosse minha proximidade com a práia, se bem que, analizando as distâncias, também tenho a proximidade com as árvores. Não tenho suficiente recursos para medir as predominâncias e prefiro optar pelo híbrido.

Há dez dias atrás estive com meu tio, por volta de três horas, na Lagoa encantada onde comemos, cada um, um ovo cozido, biscoitos, pão com cerveja. Foi um passeio muito agradável e custo baixíssimo.

Fiquei surpreso na última segunda ao saber que por lá houve um assalto no fim de semana passado e que a polícia prendera dez (três mulheres, três menores e quatro adultos, todos residentes em Sambaituba).

Quando foi hoje ouvi Lusia contar que o neto dela era um dos dez. Ele menor, quatorze anos, foi levado de casa pelos policiais sem mandado só porque era conhecido da moçada. Voltou da delegacia com a mãe, inocentado pelos autores do crime e aconselhado pela polícia a cortar o cabelo, retirar os brincos e abandonar a camaradagem.

A ligação entre o distrito rural de Sambaituba e Ilheus, há muitos anos, é feita sobre uma antiga estrada de ferro que virou rodagem sem pavimentação com buracos e lama. Naquele há uma escola que é um forno já no horáio das nove da manhã, lugar abandonado e reduto de "vagabundos".

Hoje há uma grande coversa por aqui de que haverá estrada de ferro, porto, aeroporto e muito minério com suas partícolas radiotivas para limpar essa raça ruim de ribeirinhos equilibristas de pirogas, treiteiros criadores de lenda.

Tá tudo bem, até o ex-presidente antes de deixar o cargo fez questão de comparecer em Ilheus para acabar com as lendas e botar o resto de Mata Atlântica na mira do progesso desenvolvimentista com bases no milênio passado. Na certa, deve ter sido ele quem passou de helicóptero sobre a praia e foi comer pitu na cachoira de Itacaré para constatar como mentem os bichos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário